Novas regras para obter e renovar CNH entram em vigor em 2025 com mudanças para câmbio automático e validade

Motoristas com carro de câmbio automático terão subcategoria específica


Por Rota Araguaia em 12/11/2024 às 13:42 hs

Novas regras para obter e renovar CNH entram em vigor em 2025 com mudanças para câmbio automático e validade
Reprodução

Redação

 

A partir de 1º de janeiro de 2025, os motoristas brasileiros terão novas regras para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as principais mudanças está a criação de uma categoria específica para veículos com câmbio automático.

A atual categoria B, destinada a motoristas de automóveis de até 3.500 kg, será subdividida em duas novas categorias: B1 e B2. A B1 será voltada exclusivamente para motoristas que dirigem veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá a condução de veículos tanto automáticos quanto manuais. A alteração busca garantir que os novos motoristas sejam treinados de acordo com o tipo de câmbio que utilizarão.

Para motoristas que já possuem CNH, nada muda: as novas categorias B1 e B2 serão exigidas apenas para quem tirar a habilitação após a entrada em vigor da legislação.

Cursos especializados para transporte de passageiros e cargas

Outra novidade é a exigência de cursos especializados para motoristas que atuam no transporte de passageiros ou carga. Esses profissionais deverão fazer treinamentos teóricos e práticos com foco em segurança e técnicas de direção, e a CNH deles terá validade de cinco anos. Ao fim desse período, será necessário um curso de reciclagem para renovação.

Nova validade da CNH por faixa etária

A validade da CNH também passará por mudanças, com prazos específicos de acordo com a idade do condutor. Para motoristas com menos de 50 anos, o prazo de renovação será de 10 anos; para aqueles entre 50 e 70 anos, o prazo será de cinco anos; e para motoristas acima de 70 anos, a renovação deverá ocorrer a cada três anos. Essa alteração tem como objetivo promover mais segurança para motoristas idosos.

Essas atualizações, que visam tanto à segurança no trânsito quanto à adaptação às necessidades de cada grupo de motoristas, entrarão em vigor em todo o Brasil a partir de janeiro de 2025.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !